Não tem jeito... basta ter um tempinho livre que começo a navegar em busca de receitas e inspirações. É assim... me preenche. =)
E foi passeando por aqui que encontrei um prato simples, extremamente apetitoso, apesar de passar longe dos cardápios light que deveria adotar (geeeeeeeeeente... o verão vai chegar algum dia). Umas tortillas recheadas com chili e queijo cheddar, levadas ao forno com molho de tomate para gratinar. Simples, né? Em off: entra uma inveja quando encontro pratos assim e não os pensei antes! rssssssss
E depois de algum tempo de espera na enorme lista de receitas a testar, eu resolvi prepará-la com algunas adaptações... a principal delas trocando as tortillas por massa de panqueca. E aproveitei que tinha uns belíssimos feijões vermelhos para usá-los (inteiros) no recheio.
Panquecas à mexicana
Para a panqueca:
- 1 xícara de chá de farinha de trigo
- 1 xícara de chá de leite
- 3 ovos
- 1 pitada de sal
Para o recheio:
- 1 cebola média picadinha
- 1 dente de alho picadinho
- 200g de carne moída (ou picada na ponta da faca)
- 250g de feijão vermelho cozido e escorrido
- 2 colheres de sopa de tequila
- 100ml de molho de tomate
- sal e pimenta do reino a gosto
- chili ou molho de pimenta a gosto
- um fio de azeite
- 150g de queijo cheddar ralado grosso (usei gouda)
Preparo
Primeiramente, prepare a massa da panqueca, batendo os ovos com o leite, depois acrescentando os ingredientes secos, mexendo bem. Deixe descansar na geladeira por cerca de 20 minutos.
Em uma panela aquecida, coloque o azeite e refogue a carne. Depois acrescente o alho e a cebola, até que estejam bem douradinhos.
Acrescente os feijões, a tequila, o molho de tomate e o chili ou molho de pimenta. Deixe encorpar. Salpimente e retire do fogo e espere que amorne.
Aqueça outra frigideira para fazer as panquecas (em fogo brando) e coloque uma gotinha de azeite, usando um papel toalha para espalhar bem.
Verta a quantidade da massa de panqueca suficiente para cobrir o fundo, agitando a frigideira em círculos. Como a minha não é muito grande, uso menos de meia concha, cerca de seis colheres de sopa. Quando a massa começar a ficar dourada de um lado, e as bordas começarem a desprender da frigideira, vire com cuidado.
Antes de verter mais massa, voltar a untar a frigideira com a gota de azeite e o papel toalha.
Rechear as panquecas e colocar um pouco de queijo antes de dobrár-las. Dispor em uma assadeira, cobrir com molho de tomate, salpicar queijo e levar para gratinar em forno pré-aquecido a 200º por 10 minutinhos.
bom apetite!
Huuuuuuuuuuum!!!, divino Joana e esse molho e o recheio, belíssimos!!! (adorei a idéia de substituir as tortilhas por massa de panqueca), ficou supremo minha amiga, parabéns, bjkas e uma linda semana p/ vc, ;)...
ResponderExcluirAna... confesso que eu gostei bastante! E é uma receita bem substancial sem se passar muito no número de calorias!
ResponderExcluir=)
Adorei, vou anotar aqui no meu caderninho! Beijoss
ResponderExcluirQue delícia!
ResponderExcluirTudo o que tenha inspiração na comida mexicana para mim, adoro! :)
Beijinhos.
Patrícia... fico feliz que tenha gostado. Me conte depois como ficou, tá?
ResponderExcluirGasparzinha... estou contigo nessa preferência! Não vejo a hora de testar aquela sua lasanha!
Beijos!