O namô saiu de compras um dia desses e, entre outras coisinhas deliciosas, me trouxe um molho de aspargos. De verde intenso, daqueles que são um pedido de cocção! E assim foi... Preparei uma das coisas que mais agrada ao digníssimo: um risotto, mais um... cremoso e reconfortante!
Risotto de aspargos e frango
- 200g de filé de frango cortado em tiras
- 120g de arroz arbóreo
- 1 molho de aspargos (usei trigueiros)
- 1 cebola pequena picadinha
- 30g de manteiga
- sal e pimanta a gosto
- 50 ml de vinho branco (mais um chorinho de tinto)
- um punhado generoso de queijo parmesão ralado grosso
- um fio de azeite extra virgem
- caldo de legumes q.b.
Preparo
Aqueça uma panela de fundo grosso, coloque o azeite e refogue o frango, até que ganhe uma cor dourada. Acrescente a cebola e salteie até que essa fique translúcida.
Em seguida, já com o fogo alto, acrescente o arroz, mexa uns minutinhos e junte o vinho, esperando que evapore o álcool.
Comece, então, a acrescentar o caldo de legumes fervendo. Primeiro duas conchas, depois de uma em uma, mexendo de vez em quando para não grudar.
Quando o arroz estiver quase no ponto, acrescente os aspargos: primeiro os talos cortados em troços de 1 cm. Deixe cozinhar cerca de um minutinho antes de juntar as pontas.
Já com o arroz al dente, retire a panela do fogo. Acrescente o queijo, a manteiga e salpimente. Antes de servir o risotto, colocar um pouquinho de caldo (cerca de 1/2 concha) para dar mais cremosidade. Aí é só emplatar!
bom apetite!
Jô assim vc acaba com a gente amiga que risoto lindo, pena que aqui não conseguimos aspargos assim verdinhos, só em conserva, mas vou te falar amiga tá tudo de bom e mais um pouco, nota 10 p/ vc, adoro suas fotos, são sempre chiques e elegantes, bjkas queridona e um fim de semana incrível p/ vc, ;)...
ResponderExcluirHummmmmm....que delícia! Amo aspargos, pena que são tão caros aqui no Brasil!
ResponderExcluirOlá Joana!
ResponderExcluirGostei muito de conhecer o seu blog! já achei várias receitas pelas quais me identifiquei!
Estou te seguindo!
Beijos,
A Copê
Ana, amiga... você sempre tão delicada em seus comentários! Obrigada pelas visitas constantes! E quanto aos aspargos, sei que são meio caros, mas de vez em quando é possível encontrar frescos nos mercados municipais... um luxinho de vez em quando vai bem, né? =)
ResponderExcluirCamilaaa!! Tenho que confessar que aproveito a temporada por aqui para fartar-me! =)
Oi Copê! Obrigado pela visita e espero que você continue acompanhando essa modesta cozinha! =)
beijos!