26 novembro 2012

Bolo básico com recheio de chocolate

Faz tempo que eu não preparada uma sobremesa. E essa foi feita assim, de supetão, porque percebi que havia sido convidada para almoçar na casa dos sogros e não tinha nada preparado!

Rápido de fazer, delicioso e básico! Esse é O bolo "esponjoso", ideal para montar em camada. Mas a receita não é minha, copiei da cozinha do Vitor Hugo.

Como éramos apenas quatro à mesa, fiz uma receita e, depois de assado, dividi pela metade e coloquei um recheio de brigadeiro mole. Para economizar nas calorias, eliminei a manteiga: foi só leite condensado e chocolate meio amargo em lascas.

Para a cobertura, reservei 1/3 do brigadeiro e coloquei um pouco de creme de leite para neutralizar o açúcar e deixar em consistência mais mole.

Tipo, ficou gostoso, viu?

Bolo básico com recheio de chocolate


- 4 ovos em temperatura ambiente
- 125g de farinha de trigo
- 125g de açúcar refinado (usei normal e bati ateeeeeé esquecer)
- 20g de manteiga derretida
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha (usei parte de açúcar com baunilha)

Preparo

Derreta a manteiga e reserve. Unte uma forma de aproximadamente 20cm de diâmetro (usei uma quadrada) com óleo de girassol, forre o fundo com papel manteiga e volte a untá-lo com óleo. Reserve e pré-aqueça o forno a 180ºC.

Numa tigela, coloque os ovos, peneire o açúcar e bata até que a mistura triplique de volume. À parte, peneire a farinha, o sal e o fermento. Se vai utilizar o extrato de baunilha, deve colocá-lo na manteiga.

Com os ovos bem batidos, acrescente a mistura dos ingredientes secos em três partes, misturando com a ajuda de uma espátula grande, para não perder a areação.

Em seguida, coloque parte dessa mistura (duas colheres bem cheias) na manteiga derretida. Mexa até que esteja bem incorporado e, só então, verta no restante da mistura do bolo.

Transfira a massa para a forma e leve para assar por aproximadamente 20 minutinhos. Faça o teste do palito.

Deixe esfriar para desenformare recheiar.

bom apetite!

19 novembro 2012

Macarrão com girgolas (viva o outono!)

Como eu adoro essa época do ano... em que o outono nos reserva setas y hongos variados!
Girgolas, trompetas, boletus... uma série de delícias: frescas ou desidratadas, dependendo do tipo ou de onde se compra.

Tinha uns tagliateli com chili esperando por uma receita especial e, quando vi as girgolas, soube que que queria uní-los. O preparo foi simples, com tirinhas de carne (mais ou menos 200g de chã de dentro), cebola, as girgolas refogadas, molho de creme de leite e parmesão ralado na hora.

O segredo é usar creme de leite fresco e deixar reduzir. O sabor da carne, a cebola, um pouquinho de manteiga e um toque de vinho branco. Depois de reduzir, acertar ponto sal, pimenta e noz moscada. Colocar o queijo na última hora (um punhado generoso) e servir o molho por cima do tagliateli.

Isso, um bom vinho, uma boa companhia e uma noite fria de outono. Precisa mais?


bom apetite! 

04 novembro 2012

Lasanha de verduras

Ai, pasta fresca!

Isso sim é uma coisa que eu deveria preparar em casa com mais frequência!
Dessa vez, porque recebi um casal de amigos para jantar, fiz placas para lasanha e tagliatelle. Parte da massa, reservei para preparar essa lasanha de legumes. Mais rápido de preparar do que você imagina!

E de verdade: tem algo mais comfort que lasanha num dia de sofá, friozinho e séries?


Lasanha de verduras

- 8 placas de lasanha pré-cozida
- 3 abobrinhas médias
- 1 berinjela média
- 1/2 cebola grande cortada em juliana
- 200g de mussarela (usei fresca)
- 50g de parmesão ralado
- sal e pimenta a gosto
- ervas de sua preferência (usei manjericão, orégano e hortelã secos)
- molho branco q.b.

Preparo

Aquecer uma frigideira grande e refogar a cebola até que fique translúcida. Enquanto isso, pique a abobrinha e a berinjela. Pode ser em cubos, mas como queria uma cocção rápida, piquei em retângulos finos. Como? A beringela pela metade longitudinalmente, depois em quatro tiras e depois fatiado.

Juntar as verdurinhas à cebola, colocar uma pitada de sal e pimenta e deixar refogar até estar al dente e sem água em excesso. Reservar.

Começar a montar a lasanha colocando um pouco de molho branco no pirex, duas placas no fundo, 1/3 das verduras e mussarela. Utilizei uma forma de mais ou menos 25x30cm.

Repetir o processo outras duas vezes e terminar com uma uma capa de massa, molho branco e parmesão ralado.

Levar a forno pré-aquecido a 180ºC até que esteja dourado. Deixe descansar uns 10 minutinhos antes de servir.

bom apetite!