29 setembro 2010

Cumpleaños - II (Torta fria de frango e palmito)

Existem algumas receitas que são especiais pela carga de emoções que nos despertam. Não é a complexidade, não é o refinamento... apenas um gosto incomparável de algo caseiro e familar. No dia da festa de aniversário do namorido queria dividir com os presentes pratos gostosos e caseiros, que reforçassem o ambiente alegre e informal de um bom almoço de domingo. Nem sei dizer se acertei nas escolhas, mas posso contar, aliviada, que todos passamos um bom momento, regado de muitas risadas. Tem coisa melhor?

Torta fria de frango e palmito


- 1,2kg de peito de frango (pode-se usar filé, mas não terá o mesmo sabor; se é filé, usar 900g)
- 1 cebola grande picada em cubinhos
- 4 dentes de alho picadinhos
- 1 vidro de palmito (dos grandes) cortado em rodelas
- 1 lata de azeitona sem caroço picada
- 2 tomates maduros, sem pele nem semente, picadinho
- 250g de creme fraîche (ou de creme de leite fresco)
- 2 pacotes de pão de forma sem casca
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1/2 colher de chá de páprica picante
- 1/2 colher de chá de curry
- 1 colher de sopa rasa de amido de milho
- àgua quente q.b
- sal e pimenta a gosto
- maionese q.b para cobrir a torta

Preparo

Aqueça uma panela, coloque o azeite, e leve alho e cebola para refogar. Incorpore os pedaços de peito de frango e deixe que dourem bem. Tempere com a páprica, o curry, sal e pimenta.

Acrescente o tomate e deixe refogar por mais uns 5 minutinhos. Junte água quente, cerca de 400ml, e cozinhe em fogo brando.

Retire o frango do caldo, desfie e volte com ele para a panela. Junte o palmito e a azeitona, o amido de milho dissolvido em água quente e deixe reduzir. Finalize com o creme fraîche e acerte o sal, se necessário.

Para montar a torta, escolha uma bela bandeja e intercale camadas de pão de forma com camadas de recheio. A minha foi de 4x2 fatias (dessas quadradas normais). Rendeu uma torta de cinco fatias de altura, mais que suficiente para 10 pessoas (eu tinha sete convidados em casa).

Feito isso é hora de cobrir a torta com uma camada fina de maionese (se usa caseira, melhor). Na receita original, coloca-se maionese em cada camada. Eu acho o resultado forte (e gorduroso) demais. Por isso prefiro fazer um recheio mais cremoso e usar a maionese apenas na cobertura.

Para decorar, usei uma flor de tomate e umas raminhas de alecrim fresco. Levar à geladeira e servir bem frio.

bom apetite!

27 setembro 2010

Cumpleaños - I

Gente!!!!
Ontem a gente comemorou, aqui em casa, o aniversário do namorido...
Nada de grandes festas... um gostoso almoço em família, regado a vinho, cava e boas conversas!
Eu bem queria postar tudinho aqui, mas minha casa está de patas para o ar, então terei que atrasar o post em prol da livre circulação por aqui! xD
Sala e cozinha precisam de uma geral e a isso vou!!!

Só para dar uma adiantada...
- optamos por um tira-gosto, digamos, espanhol... um montinho de boas conservas: azeitonas arbequinas, azeitonas negras de aragó, mexilhões em escabeche e pão do Pirineo (ok... meu trabalho nessa fase foi só colocar essas delícias nos pratinhos).
- para primeiro apetecia algo fresco, e me fez graça preparar a tão típica torta fria de pão de forma. Para recheio, creme de frango e palmito.
- para segundo, uma boa peça de fraldinha, recheada com bacon e cogumelos (se estive no Brasil, possivelmente teria escolhido uma outra peça, mas é que aqui ainda sofro com as diferenças de corte de boi).

A sobremesa ficou por conta da sogra e veio até com vela de chocolate! =)


Gente... juro que volto!
Beijos!

19 setembro 2010

Queneles de batata com carne e molho de queijo

Cheguei em casa depois de um dia chaaaaaaaaaato de trabalho e queria preparar um jantarzinho para agradar o namorido. Quando ele chegou, resolveu que queria vir ele também para a cozinha. E mais: que queria fazer algo mais sofisticado que nossos jantarzinhos habituais.

Depois de dar voltas e voltas às possibilidades e, principalmente, aos ingredientes, concluimos que não nos restava muito o que fazer, a não ser tentar preparar de maneira diferente, um prato mais que simples. E saiu isso...

Queneles de batata com carne e molho de queijo


- 120g de parmesão ralado grosso
- 250g de carne picada na ponta de faca (pode ser alcatra, pode ser filet - e se der preguiça, vale carne moída)
- 1 cebola média picadinha
- 1 tomate maduro, sem pele nem semente, picadinho
- um fio de azeite
- 4 batatas pequenas
- 100ml de leite (para o molho) + q.b. para as queneles
- 30g de manteiga
- 50g de queijo gouda em cubinhos
- 1 colher de sopa cheia de creamcheese
- 1/2 colher de chá de alecrim seco
- sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto
- tomates cherry para decorar

Preparo

Passo 1:
Aqueça uma frigideira, coloque o azeite e refogue a cebola. Quando essa estiver dourada, acrescente a carne e deixe refogar por uns cinco minutinhos, mexendo sempre. Junte o tomate, salpimente e deixe que o líquido se evapore. Reserve.

Passo 2:
Enquanto prepara o refogado, leve àgua para ferver com uma pitade de sal e proceda com o cozimento das batatas, lavadas e ainda com casca. Quando estiverem cozidas, escorra, descasque-as e amasse-as com a ajuda de um garfo.

Aqueça uma panela, coloque a manteiga, a batata amassada, um pouco de leite e tempere com pimenta do reino e noz moscada. Mexa bem, até obter um purê espesso. Reserve.

Passo 3:
Em uma cassarola pequena, coloque o leite e o gouda e leve a forno brando, mexendo sempre, até o queijo estar completamente derretido. Acrescente o creamcheese e o alecrim e deixe reduzir um pouquinho mais. Retire do fogo e reserve.

Passo 4:
Em uma bandeja de forno, com folha de silicone ou papel manteiga, divida e faça quatro montinhos com o queijo parmesão. Forme círculos de mais ou menos 10cm com o queijo ralado, com cuidado para não deixar espaços demasiado grandes.

Acenda o grill do forno a 180º e leve o queijo para derreter e começar a tostar. Retire do fogo e, com a ajuda de uma espátula, tranfira os círculos de queijo para a base de potinhos (ou copos). Use as mãos para dar forma aos cestinhos.

Passo 5:
Para a montagem, retire com cuidado as cestinhas de queijo e disponha em dois pratos grandes. Faça queneles com o purê de batatas (como?? pegue duas colheres de sopa, uma em cada mão; o lance é tranfesrir o purê de uma colher a outra, até conseguir bolinhos mais ou menos uniformes, de forma cilíndrica e ovalada).

Coloque duas queneles por cesta, disponha a carne, e finalize com o molho de queijo. Sirva em seguida, de preferência acompanhado de um bom vinho! =)


bom apetite!

15 setembro 2010

Bolo de milho com queijo

Se tem algo que eu adoro fazer quando estou tranquila, em casa, é passear por blogs de cozinha e por portais de chef renomados. Fico babando nas receitas, admirando a produção fotográfica, imaginando o dia em que eu consiga ser tão "prendada"! =)
E claro: fico coletando um zilhão de receitas para testar...
Essa foi uma que bastou olhar para entrar uma vontade enorme de correr para a cozinha. Depois de pequenas adaptações (não tinha todos os ingredientes à mão) ficou assim:

Bolo de milho com queijo


- 100g de farinha de trigo
- 100g de farinha de milho
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 1/2 colher de chá de fermento em pó
- 1 1/2 de sopa de manteiga (em temperatura ambiente)
- 1 colher de chá de sal
- 1/2 chili picadinho
- 350ml de leite
- 1/2 xícara de chá de milho cozido
- 1 punhado de azeitonas verdes picadas
- 150g de queijo gouda ralado
- uma pitada de pimenta do reino

Preparo

Em um bol, misture todos os ingredientes secos. À parte, bata bem os ovos, a manteiga e o leite. Incorpore o líquido às farinhas e quando a mistura estiver homogêmea acrscente o queijo, o chili, as azeitonas e a pimenta do reino.

Forre um refratário com papel manteiga (o meu mede 30cm) e verta a massa. Leve para assar em forno pré-aquecido a 220º por cerca de 30 minutinhos.

Sirva morno. Sozinho é uma delícia para o lanche da tarde eacompanhado de salada verde é uma refeição super equilibrada.

bom apetite!

12 setembro 2010

Torta de frango (início da busca pela receita estrela de empadão)

Essa semana me bateu uma vontade tão grande de comer empadão! E começou a passar um filmezinho na minha cabeça... com as inúmeras vezes que minha mãe preparava seu delicioso empadão para os lanches de fim da tarde... o cheirinho ao sair do forno, o café fresquinho, as conversas na mesa da cozinha! Que saudade!

Decepção número 1.: eu nunca fiz empadão em casa.
Decepção número 2.: eu sequer tenho a receita da minha mãe.
Decepção número 3.: eu já tinha todos os ingredientes à mão, mas não encontrava entre meus guardados nada que se assemelhasse ao dito empadão.
Decepção número 4.: só no domingo teria como falar com minha mãe e pedir a receita.

Mas como a gula quase sempre me domina, resolvi converter o momento empadão em momento tortinha de frango.... já que a massa preparada tem a textura quebradiça da pâte brisée e minha mãe nunca foi amante dessa textura, nem para empadão, nem para empadinhas. A receita adaptei daqui.

Torta de frango


Para a massa:
- 250g de manteiga em temperatura ambiente
- 120ml de leite
- 1 ovo grande
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sopa rasa de fermento em pó
- farinha de trigo q.b. para obter uma massa úmida, mas que desprenda das mãos (usei 420g)

Para o recheiro:
- 2 peitos médios de frango picados em troços (usei filés)
- 1 cebola média picadinha
- 4 dentes de alho picadinhos
- 2 tomates maduros sem pele nem semente picado em cubinhos
- 1 lata pequena de milho verde
- 1 xícara de água morna
- 1 colher de sopa de maisena
- 1 colher de chá de curry
- orégano a gosto
- 1 fio de azeite
- sal e pimenta do reino a gosto

Preparo

Em um bol, bate bem, ovo, manteiga, junte o leite e a pitada de sal. Acrescente o fermento e a farinha, aos poucos, até obter uma massa úmida, mas com textura lisa e que desprende facilmente das mãos.

Divida a massa em duas partes. Abra uma das metades e forre a tarteira (eu usei seis tarteiras individuais de 8cm). Com a ajuda de um guarfo, faça furinhos na massa e leve a forno pré-aquecido a 190º para pré-assar por 8 minutos.

Enquanto a massa esfria, aqueça uma panela, coloque um fio de azeite e refogue alho e cebola. Junte o frango em pedaços e deixe dourar.

Acrescente o curry, tempere com sal e pimenta e coloque metade da água. Tape a panela e deixe cozinhar em fogo brando por cerca de 15 minutinhos. Feito isso, retire os pedaços de frango.

À panela, junte os tomates e deixe cozinhar até conseguir um molho encorpado. Acerte a acidez com uma pitada de açucar, junte o milho e o frango desfiado.

Dissolva a maisena na água restante e misture bem. Finalize com o orégano. Divida o creme entre as tarteiras, abra a massa restante e cubra. Pincele com gema de ovo e leve para assar, também em forno pré-aquecido a 190º. Cerca de 15 minutos são suficientes para conseguir uma torta douradinha e crocante!

bom apetite!

07 setembro 2010

Capeletti de presunto com espinafre e ervas

Esse tipo de massa serve perfeitamente como prato principal, porque trata-se de uma refeição super completa. Mas fica deliciosa também se servida como entrada, assim, em pequenas porções. Se o calor apertar, deixe amornar e sirva acompanhada de um vinho branco bem gelado! =)

Capeletti de presunto com espinafre e ervas


- 250g de capeletti fresco (al dente, cozido segundo orientações do fabricante)
- 1 cebola média picadinha
- 200g de espinafre (usei congelado, porque já não é temporada)
- 120g de panceta fresca (panceta é mais ou menos o corte do porco que gera o bacon)
- 50ml de vinho branco seco
- salsinha picadinha, tomilho e alecrim a gosto
- sal e pimenta a gosto

Preparo

Aqueça uma frigideira e leve a panceta, cortada em cubinhos, para dourar. É totalmente inecessário colocar azeite, porque a panceta tem muita gordura.

Acrescente a cebola e deixer dourar. Junte o espinafre, refogue três minutinhos e junte o capeletti já cozido. Acrescente o vinho e deixe reduzir. Salpimente e coloque as ervas. Sirva quente ou morno, com um fio de azeite extra virgem (pulei o queijo para não engordar tanto! rsssssssss)

bom apetite!

05 setembro 2010

Voltei... e com quiche de verduras!

Gente! Parece mentira que já passou mais de um mês....
E eu ainda sigo enrolada com algumas caixas e louca de vontade de ver cada coisinha em seu lugar... mas preciso confessar que estou disfrutando, como nunca, do processo que leva de uma coisa à outra! =)

Enfim... como já consigo entrar na cozinha e encontrar a maioria das coisas... creio que já posso tentar retomar meu tão querido espaço... ainda não sei com que frequência conseguirei postar, mas dizem que a vontade é o que conta, né?

Os dias aqui têm sido bem quentes, ideais para saladinhas e pratos leves. Optei por essa quiche de verduras para um almoço entre-semana... já contei que adoro quiches? Para uma versão mais light, reduzi o queijo e coloquei só metade do crème de fraiche que costumo usar.


Quiche de verduras

- 1 receita de massa para quiche
- 1 brócolis pequeno (em buquês também pequenos)
- 2 cenouras médias (cortadas longitudinalmente e depois em tiras de 0,5 cm)
- 1 cebola média cortada em juliana
- 1 alho-poró cortado em três de pois em juliana
- 3 ovos grandes
- 50g de queijo gouda ralado
- 100g de crème fraiche (ou creme de leite fresco)
- 75ml de leite
- um fio de azeite
- sal, pimenta do reino e noz moscada

Preparo

Proceda com o preparo da massa. Feito isso, aqueça uma frigideira e coloque azeite. Refogue o alho-poró e a cebola. Quando essa começar ficar translúcida, acrescente o brócolis e a cenoura. Não deixe mais de cinco minutos, porque é apenas para começar a cocção.

Abra a massa e forre a forma. Distribua os vegetais e, em seguida, o queijo ralado. À parte, bata os ovos, junte o leite e o crème fraiche e tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada.

Verta a mistura sobre os vegetais e leve a forno, pré-aquecido, a 190º. Deixe assar até que a quiche fique bem douradinha (cerca de 30 minutos). Deixe amornar antes de servir.

bom apetite!