21 setembro 2008

Bolo de banana com canela

Tudo começou quando, de férias e na casa de uma prima, em Campinas, comi um bolo de banana deveras gostoso, em que o modo de preparo era, no mínimo, curioso. Segundo ela, era fácil fácil de fazer... alternava-se farinha e banana, depois regava com leite e era só levar ao forno e pronto! Como boas mineiras que se juntam, conversa vai, conversa vem, um pedaço de bolo ali, um cafezinho quente aqui, e lá vou eu, embora, no ônibus, sem a "bendita" receita!

De volta à casa dos meus pais, e tentando atender um pedido do dono da casa, fui atrás de uma receita de bolo de banana que levasse pouco açucar, porque ele é diabético e o intuito era substituir por tal&qual... e não é que achei uma receita bem parecida com a "bendita"?

Fiz e ficou bem gostosinho, ainda que com tal&qual. Eu pesquisei no Cozinhas do Mundo, anotei a receita e o site, mas o papel se perdeu... já tentei resgatar o nome da cozinha em outras pesquisas, e nada... então, primeiro, desculpas mil por postar uma receita que não é minha, sem o devido crédito! Segundo, se alguém souber a quem pertence, me avise por favor! =D


- 10 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de canela
- 1 colher de sopa rasa de fermento em pó
- 5 colheres de açucar [a receita original manda o dobro, mas acho que fica doce demais]
- 6 bananas fatiadas [no sentido do comprimento]
- 3 ovos
- 1 xícara de leite
- manteiga untar a forma

Preparo

Misture farinha, canela, fermento e açucar. Unte a forma com manteiga e coloque metade dessa mistura. Em seguida, disponha metade das bananas fatiadas. Repita o processo.

Por fim, bata os ovos, junte o leite e derrame sobre a ultima camada de banana. Leve a forno pré-aquecido, a 180º. Quando o bolo estiver quase pronto, polvilhe açucar e canela e volte ao forno para caramelar.


bom apetite!

17 setembro 2008

Me despedindo do inverno...

Preciso confessar que o inverno por aqui foi bem quente! Eu, que sei apreciar um friozinho, sofri com os dias mais parecidos com alto-verão. E não é que, quando a estação está prestes a mudar, uma massa de ar fria derruba a temperatura? Hoje, o dia foi de muita neblina úmida, deliciosos 15º e uma vontade louca de ficar debaixo do edredon! A preguiça e a fome me empurraram para uma polentinha... dessa vez, sem ir ao forno.
Como sempre, coloquei queijo na massa, feita com leite. Forrei a jumbo com molho ao sugo pelando de quente, distribuí metade da polenta e salpiuquei tomate seco, presunto e azeitonas picadinhos. Repeti o processo, ralei um queijo parmesão para finalizar e foi só voltar para a cama para atacar!
=)


bom apetite!

11 setembro 2008

Sopa creme de couve-flor

Depois de um fim de semana de muito sol, os dias ficaram cinzas e com temperaturas bem amenas. Para brindar a mudança climática, uma sopinha leve e reconfortante! Já vi várias receitas pela net, mas a minha é feita assim...


- 1 couve-flor pequena
- 400ml de água
- 250ml de leite
- 100ml de caldo de carne
- 1 cebola em fatias finas
- 1 fio generoso de azeite
- 50g de queijo [usei o prato esférico, que é mais suave]
- sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto

Preparo

Prepare a couve-flor separando os bouquets, lave em água corrente e depois coloque em uma vasilha com água e uma colher de sopa de sal. Isso foi uma técnica que aprendi para matar eventuais piolhinhos em brócolis e couve-flor. Volte a passar os bouquets em água corrente.

Aqueça o fundo de uma panela, coloque o azeite e a cebola para refogar. Junte a couve-flor, depois a água, o leite e o caldo de carne. Deixe cozinhar, em fogo brando, por uns 30 minutos, sempre com a panela semi aberta, para o leite não entornar.

Tranfira o cozido para um liquidificador e processe. Volte para a panela, acrescente o queijo e acerte o tempeiro. Sirva em seguida. A minha, foi para a mesa com cebolinha picadinha e pignoles.

bom apetite!

08 setembro 2008

Rigatoni recheado

Foi passeando pela cozinha da Nysa, que eu me inspirei para fazer esse rigatoni! Queria mesmo era copiar descaradamente a receitinha dela, que ficou lindona... Mas como cozinhar é uma eterna adaptação, fiz com o que tinha em mãos... e saiu assim!


Rigatoni com tomate seco


-300g de rigatoni
-200g de ricota amassada
-2 colheres de sopa de requeijão cremoso
-100g de tomate seco picadinho
-1 pitada de sal, pimenta do reino e noz moscada
-400ml de molho ao sugo*
-400ml de molho branco*
-queijo parmesão ralado grosso para gratinar

Preparo


Faça uma pasta com a ricota, o requeijão, o tomate seco e os temperinhos. Use para rechear os rigatonis, que estão crus.

Coloque o molho vermelho no fundo do refratário e disponha a massa recheada. Com cuidado, cubra com o molho branco, acrescente o queijo e leve ao forno pré-aquecido, a 180º, por cerca de 40 minutos.

*Vai bastante molho mesmo, porque a massa vai cozinhar nele. E ela fica realmente al dente. Uma delícia!

bom apetite!

04 setembro 2008

Eu apareci!

Gente!
Milhões, zilhões de desculpas pelo sumiço!
Eu estava de férias, me desliguei do mundo por quatro semanas... bom, do mundo burocrático!
Foram dias e dias de bons momentos com a família [é sempre bom voltar à casa da mamãe], passagens divertidas por SP e cá estou eu... de volta à rotina!
Apesar de bem devagar, estou retomando o hábito de pilotar minha cozinha!
Beijos a todas e a todos!